Dia do Desafio 2023

Nesta edição, busca-se sensibilizar gestores públicos e instituições para o desenvolvimento de projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global que estimula a ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.




Esporte

A promoção da prática de atividades físicas é o objetivo principal da 29ª edição do Dia do Desafio, que o esse ano correrá no dia 31 de maio. Essa campanha global de incentivo aos esportes e atividades físicas é organizada por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina. O Sesc Ceará preparou uma variedade de atividades gratuitas e abertas ao público, que acontecerão tanto em suas unidades como em espaços públicos.

Com a intenção de não deixar ninguém parado, a campanha estimula a prática de pelo menos 15 minutos de atividade e traz o slogan: Dia do Desafio – muito mais que um dia. Nesta edição, busca-se sensibilizar gestores públicos e instituições para o desenvolvimento de projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global que estimula a ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.

“É importante que as pessoas busquem se exercitar, encontrem atividades físicas que lhes tragam prazer e satisfação, como uma caminhada ao ar livre, por exemplo. O Dia do Desafio deste ano traz essa proposta de ocupar os espaços públicos para a prática de exercícios físicos, e o Sesc, como um grande incentivador do esporte, participa mais uma vez, oferecendo aulas e atividades gratuitas ao público”, enfatizou Arquimedes Pinheiro, gerente do programa Lazer do Sesc Ceará.

Em Fortaleza, a programação ocorrerá na Praça do Ferreira, na unidade do Sesc Fortaleza e na Praça dos Estressados, na avenida Beira Mar, em horários diversos, entre as 07h e às 18h. As opções incluem slackline, fit dance, pilates, yoga, circuito funcional, aerobike, judô, recreação infantil, avaliação física e muitas outras.

No Cariri, as atividades acontecerão em Juazeiro e Crato, tanto nas unidades quanto em espaços públicos das cidades. Serão oferecidos aulões de ginástica, alongamento, yoga, desafios de ginástica, judô, ciclismo, esportes, crosstraining e recreação com brinquedos infláveis.

Também haverá programação do Dia do Desafio nas unidades do Sesc de Crateús, Ibiapina, Iguatu, São Gonçalo, Sobral, Aracati e Quixeramobim. Para conferir a programação completa, basta acessar o link.

Sobre o Dia do Desafio:

No inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon, Clifford Wright, sugeriu que todos saíssem para caminhar e se aquecer. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha, e ambas realizaram a caminhada juntas. Assim nasceu a essência do Dia do Desafio.

A campanha é uma iniciativa global da The Association For International Sport for All (TAFISA), coordenada pelo Sesc São Paulo no Continente Americano, com apoio institucional da International Sport and Culture Association (ISCA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).