Comemoração dupla: Icasa e Estádio Romeirão fazem aniversário neste sábado (1º)

O Verdão do Cariri nasceu primeiro, e 07 anos depois, veio a construção da praça esportiva.




Esporte, Futebol

Dia 1º de maio, comemorado o Dia do Trabalhador. Mas para o esporte caririense, a data tem uma simbologia especial: o Icasa e o Estádio Romeirão dividem a data de aniversário. O Verdão do Cariri nasceu primeiro, e 07 anos depois, veio a construção da praça esportiva.

Associação Desportiva Recreativa Cultura (ADRC) ICASA

Criado em 1963, o Icasa Futebol Clube era uma equipe de uma indústria de algodão do mesmo nome. O nome do clube é a sigla dessa empresa: Indústria e Comércio de Algodão S/A. O escudo faz a ligação a uma engrenagem, fazendo referência as máquinas industriais.

Um dos primeiros fundadores do time alviverde foi o empresário Doro Germano, que incentivava a prática esportiva entre os funcionários. Diante do bom desempenho, a equipe foi inscrita em um campeonato municipal industrial.

Em 1998, o Icasa EC foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, porque a equipe anterior faliu. No ano de 2002, é criada a Associação Desportiva Recreativa Cultural (ADRC) ICASA. O Verdão já conquistou a 03 títulos do Campeonato Cearense Série B: 2003, 2010 e 2020, a Taça Fares Lopes em 2014 e a Taça Padre Cícero em 2014 e 2015.

A campanha mais surpreendente do Icasa foi no ano de 2012. A equipe vinha de uma má fase em 2011, quando fazia parte da Série B do Brasileiro e findou sendo rebaixada. Na época, o Icasa sofreu troca de diretorias, problemas financeiros e nem o torcedor mais confiante acreditaria que como uma fênix, o Verdão ressurgiria das cinzas.

Com uma campanha surpreendente, o clube conquistou o 2º lugar da Série C do Brasileiro, após perder para o Oeste. Em 2013, já na segunda divisão, o Icasa foi responsável por levar o nome de Juazeiro do Norte para o Brasil, conseguindo conquistar o 5º lugar na competição, após perder para a Chapecoense, no Estádio Romeirão, no famoso “jogo do chapéu”, no qual os torcedores utilizaram chapéus de romeiro.

Atualmente, o Icasa está na Série A do Campeonato Cearense, na busca de se reerguer. Em 2016, ele foi rebaixado para a Série B, de onde saiu em 2020.

Estádio Mauro Sampaio – O Romeirão

Na época que foi construído, Juazeiro do Norte ainda não tinha um time profissional. Inaugurado no dia 1º de maio de 1970, o Estádio Romeirão tinha capacidade para 30 mil pessoas. O nome Mauro Sampaio, é em homenagem ao prefeit da época, que faleceu em 2014.

O equipamento esportivo não foi visto com bons olhos, muitos consideravam um elefante branco. Mas diante do crescimento das equipes juazeirenses, Icasa e Guarani, o futebol se tornou mais um atrativo de entretenimento para a população. Por longos anos, além de jogos, o Romeirão também recebeu eventos religiosos, como o Adoremos a Deus e a Missa da Misericórdia, além de eventos beneficentes.

Atualmente, o local para por uma grande obra, que é a primeira desde a fundação, e irá se tornar Arena Romeirão. De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), o serviço é orçado em torno de R$ 80 milhões. A previsão de entrega é ainda em 2021, mas sem data prevista.

O local terá a arquitetura seguindo padrões internacionais, ampliando a capacidade para mais de 16 mil lugares. O projeto prevê a ampliação das arquibancadas, a instalação de área de shopping e a construção de nova estrutura para os visitantes, que terá restaurante, lanchonetes, banheiros e estacionamento, além de um espaço para implantação do Museu do Futebol. O prédio também terá salas de administração e apoio, próprias à rotina de funcionamento do local.

Sobre Fernanda Alves

Fernanda Alves, tem 24 anos, é de Juazeiro do Norte e formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência na área desde 2015. Mulher preta, militante e amante do Jornalismo Esportivo.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.