“Nunca desistir”, declara estudante sobre os ensinamentos do xadrez durante o Jejuno’s

Modalidade de xadrez no Jejuno’s fortalece o aprendizado e ensina lições para a vida

Esporte

As partidas de xadrez movimentaram o auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) nesta terça-feira, 14, durante as disputas individuais das categorias sub-12, sub-15 e sub-18, nos gêneros feminino e masculino. A modalidade faz parte da 19ª edição do Jejuno’s e reforça o compromisso do evento em unir esporte, raciocínio e educação.

Para o estudante João Moisés Mendonça, do 6º ano da EEFTI Dona Odorina Castelo Branco Sampaio, o xadrez é mais do que um jogo — é um exercício de paciência e superação. “Pra mim, o xadrez ensina muitas coisas que eu vou levar pra sempre, como nunca desistir e sempre ir até o final. Isso é importante!”, afirmou. Segundo ele, cada partida estimula o foco e a capacidade de pensar antes de agir, lições que se aplicam à vida dentro e fora da escola.

Além de promover a convivência e o espírito esportivo, o xadrez no Jejuno’s desperta o interesse dos alunos por estratégias e desafios intelectuais. O jogo ajuda no desenvolvimento da concentração e do autocontrole, elementos fundamentais para o aprendizado.

Com mais de seis mil estudantes participando em 25 modalidades, o Jejuno’s segue como um dos maiores eventos esportivos estudantis do Ceará. No tabuleiro e na vida, a mensagem dos participantes é clara: o importante é seguir em frente, aprender com cada jogada e nunca desistir.

publicidade
publicidade