Olimpíada de Tóquio pode ser adiada por conta do coronavírus

O coronavírus já contaminou 274 pessoas e matou seis no Japão

(Athit Perawongmetha/Reuters)

Nesta terça-feira, 03, o governo do Japão admitiu a hipótese de adiar os Jogos Olímpicos de 2020. Os jogos de Tóquio, que aconteceriam em julho podem ser adiados para o final de 2020 por causa da propagação do coronavírus, que contaminou 274 pessoas e matou seis no país.

O país vem tentando fugir da possibilidade de adiar os jogos, mas segundo a ex-patinadora e ministra, Seiko Hashimoto, como o contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) prevê que o evento seja realizado ainda este ano, na interpretação da organização dos Jogos, a afirmação abriria a possibilidade de um adiamento da competição em alguns meses.

O COI tem o direito de cancelar os jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano.”, disse Hashimoto.

Os jogos, inicialmente, estão marcados para acontecer de 24 de julho a 9 de agosto. O COI e o Japão permanecem com a ideia de realização na data prevista.

Estamos fazendo todo o possível para garantir que os Jogos prossigam conforme o planejado.“, disse Hashimoto.

“O COI está totalmente determinado a fazer com que os Jogos ocorram com sucesso a partir de 24 de julho e até 9 de agosto “, disse Thomas Bach, presidente do COI

Eventos-teste para a Olimpíada já foram cancelados por causa do surto no país. Quem sugeriu que os jogos olímpicos fossem adiados caso a infecção continuasse aumentando foi o Dick Pound, vice-presidente do COI.

Segundo o jornal O Globo, contratualmente, o Japão não tem qualquer influência. Os termos estipulam que o COI tem “discricionariedade única” para avaliar os riscos e pode cancelar os Jogos por razões que incluem a segurança estar “seriamente ameaçada”.

Com informações do O Globo*

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Esporte

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!